domingo, 24 de outubro de 2010

A Física nos esportes radicais: O montanhismo líquido!

E aí, pessoal, conseguiram descobrir quais vídeos do desafio da semana passada eram verdadeiros e quais eram falsos? Vamos ao primeiro!

Montanhismo Líquido
Esse vídeo na verdade foi um viral (aqueles vídeos que se espalham porque um amigo mostrou para um amigo que mostrou para um amigo, como se fossem vírus contagiosos) feito pela "Hi-Tec", uma fabricante de tênis e botas impermeáveis, e de fato se tornou uma febre na internet. No vídeo abaixo é possível ver um "making of". O que o vídeo mostra é que é basicamente uma plataforma de acrílico que fica logo abaixo da superfície, sobre a qual as pessoas correm. A água não tem viscosidade suficiente para segurar o enorme peso das pessoas. No entanto, usando alguns conhecimentos comuns que temos sobre física e observando outros vídeos de esportes radicais, os autores do vídeo fazem com que acreditemos no que foi filmado de uma forma muito bem feita, sem um pingo de computação gráfica!

Assim, o vídeo é mais FALSO do que aquelas baratas que vocês usam pra assustar as professoras!

http://www.youtube.com/watch?v=vblhBmHKW5s

Na verdade, existe um lagarto que tem a capacidade de fazer isso e, por causa dessa habilidade, acabou ganhando o nome de Lagarto Jesus Cristo. No entanto, note que a massa e agilidade do lagarto dessa vez são realmente compatíveis com a "corrida sobre a água".

http://www.youtube.com/watch?v=p9-59VnLTxI

E aí, você acertou? Percebeu que era falso desde o começo? Como? Diga-nos como você conseguiu perceber que era falso ou caso não tenha adivinhado, discuta o que te enganou!

Amanhã discutiremos a resposta do próximo vídeo, o estilingue humano! Não perca!

Um comentário:

  1. é o renan shibuya
    eu errei, mas foi por causa de um desenho fe fazia o escorregador com um boneco.
    e no do estilingue, foi por que nao mostravam em camera continua o cara caindo e irem buscar ele, alem de que ele ficapa parado na rede antes ser lançado.

    ResponderExcluir