sábado, 23 de outubro de 2010

Microgravidade!!!!

Oi pessoal!

Você sabe o que é Microgravidade? Microgravidade é quando temos uma força da gravidade muito pequena atuando sobre as coisas. O resultado disso é que você sente que não tem mais peso, bem como todas as outras coisas que o rodeiam. Astronautas que vão para a estação espacial são obrigados a viver assim por meses. Para que você tenha uma idéia, hoje selecionei três vídeos SUPER legais sobre microgravidade:

Anti-ácido

Um cientista que vive na estação espacial insere um "sonrisal", um anti-ácido dentro de uma bolha de água. A bolha de água fica esférica por causa de uma característica da água chamada tensão superficial que nada mais é do que a tendência que a água tem de ficar junto com o resto da água. Como não há gravidade, a água não cai e as bolhas produzidas pela reação química entre a água e o anti-ácido não sobem. Reparem como as bolhas demoram para sair para fora da água...


http://www.youtube.com/watch?v=bgC-ocnTTto


Vida no espaço

Um vídeo bem legal mostrando várias coisas do dia-a-dia deles. Repare que não existe NADA pesado! E a hora da refeição pode ser bem engraçada!


http://www.youtube.com/watch?v=ZNnvm12TgT8


Esse vídeo final é pras meninas, que acham chato ter que lavar o cabelo no banho...


http://www.youtube.com/watch?v=h0dw-IzKxWU


Agora, pense: que outras coisas você faz todo dia e teria que mudar radicalmente se fosse para o espaço? Só pra te ajudar, vou começar: Tomar banho, ir ao banheiro... como seria? Lembre-se que a água não cai... NADA cai! E para cada uma dessas coisas, há um esquema especial! Que mais você pode pensar que seria diferente sem gravidade? Escreva nos comentários!

6 comentários:

  1. è o renan shibuya
    Muuuuuuito loco o negócio do anti acido.
    uma das ccoisas que eu sempre quis fazer no espaço alem de ficar flutuandoé bebe agua na antigravidade

    ResponderExcluir
  2. É mesmo né, Renan? Deve ser muito louco! Já vi outros filmes com gente comendo gelatina, jogando banana com a casca aberta e girando, como se fosse uma hélice.

    ResponderExcluir
  3. professor, uma pergunta:
    porque a água do 1º vído fica parada?Fica balançando mas não cai?

    ResponderExcluir
  4. Qual a diferença de microgravidade e antigravidade?

    ResponderExcluir
  5. Não cai pq não tem gravidade, Renan! Além disso, ela fica parada pq fica aderida ao arame que aparece no filme.

    Quanto à microgravidade, é como chamamos quando há muito pouca gravidade, que é o caso que estamos vendo, pois a estação espacial está sendo puxada pela gravidade da terra. É isso que mantém a estação em volta da terra e impede que ela vá embora. Em outras palavras, é quando temos uma gravidade muito fraca. Anti-gravidade é algo que existe apenas na teoria por enquanto, mas seria a capacidade de anular a força da gravidade mesmo aqui na superfície da terra. Isso tem sido tentado por alguns laboratórios, mas até agora sem muito sucesso.

    ResponderExcluir