sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Experimento legal: Líquido não-newtoniano

Você sabe o que é um sólido? E o que é um líquido?

A experiência de hoje é extremamente fácil de fazer e você vai se divertir muito tentando descobrir se o que você fez é um sólido ou um líquido.

Para isso, você vai precisar simplesmente de amido de milho, popularmente conhecido como maisena (uma caixa de 250g dá) e de uma vasilha. Além disso, chame um adulto para ajudá-lo e pergunte se você pode fazer esse experimento em um local que possa sujar um pouco, como uma cozinha, box do banheiro ou o quintal da sua casa.

Coloque metade do conteúdo da caixa na vasilha e vá completando com água, aos poucos. Você deve ir adicionando água e mexendo até que toda a maisena esteja embebida em água. Nesse ponto, você vai conseguir uma massa que escorre bem lentamente dos seus dedos, mas quando você tenta enfiar o dedo rapidamente na vasilha, ele se comporta como um sólido. Você pode ver um vídeo explicando como fazer aqui.

Essa mistura é bem divertida porque ela tem uma característica muito interessante, pois ela escorre e se move MUITO devagar. TÃO devagar que não deixa o seu dedo passar quando você enfia o dedo rapidamente, apenas quando você faz o mesmo movimento devagar. Legal né?

E pra vocês se divertirem, segue um programa que fez uma piscina com isso (parece que tem um programa na TV brasileira que faz isso também):



http://www.youtube.com/watch?v=fY9R4J-B6Yo

3 comentários:

  1. Esse experimento é show de bola! Nós lá do Grupo CienciAção fazemos isso numa de nossas apresentações, chamando o experimento de "Massa Maluca". Dá até pra explicar legal como funciona a areia movediça! :-D

    ResponderExcluir
  2. quando eu fui fazer um trabalho, eu emcomtrei sobre essa massa maluca

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, Bruno! A gente faz isso na 5a série, as crianças piram!

    ResponderExcluir