sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Diversidade no Ano Novo: Culturas diferentes, datas diferentes!
Cristão
Nome: Ano Novo (em português)
Data: 1º de Janeiro
O que fazem: Comem juntos, rezam, festejam e bebem.
Chinês
Nome: Xia Li
Data: Móvel. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 354 dias. Assim, ficam faltando 11 dias em relação ao ano solar, de 365 dias. Para se compensar essa diferença, a cada oito anos são adicionados 90 dias.
O que fazem: Trocam presentes, envelopes vermelhos com dinheiro, vestem cores brilhantes ou vermelho e comem juntos.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-novo_chin%C3%AAs
Judeu
Nome: Rosh Hashaná
Data: depois do entardecer, dia 19 de setembro de 2009, 1º do mês de Tishrei
O que fazem: Comem frutas doces, representando a entrada para um ano doce. Comem cabeça de peixe, para começar o ano com a cabeça, a parte mais alta do corpo. Rezam e jogam pedras e pão na água para enviar os pecados embora.
Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hindu_calendar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosh_Hashan%C3%A1
Islâmico
Nome: 1º do mês de Muharram
Data: Móvel. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 354 dias. Assim, ficam faltando 11 dias em relação ao ano solar, de 365 dias. Não há compensações para o calendário solar.
O que fazem: Concursos de declamação do Corão, o livro sagrado dos Muçulmanos
Fonte:
http://www.kzuka.com.br/especial/rs/kzukars/19,0,1073552,
http://extra.globo.com/geral/religiaoefe/samiisbelle/posts/2010/12/14/o-ano-novo-islamico-349471.asp
Hindu
Nome: Diwali
Data: Móvel e em diversas datas, de acordo com o local, mas em alguma culturas é celebrado por volta de 5 de Novembro. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 356 dias. Assim, ficam faltando 9 dias em relação ao ano solar, de 365 dias. A cada 3 anos aproximadamente se adiciona um mês extra para se compensar essa diferença.
O que fazem: Extremamente diverso. Há mais de 50 variações da religião.
Fonte:
http://www.onne.com.br/oad/materia/cultura/sp/93-festival_das_luzes_de_lakshmi
http://en.wikipedia.org/wiki/Hindu_calendar
Budista
Nome: Vesakha
Data: Móvel, entre abril e maio. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 354 dias.Um mês extra é adicionado regularmente para compensar a diferença para o calendário solar.
O que fazem: Cantam, rezam, libertam animais (conhecido como ato simbólico de liberação), fazem dietas vegetarianas, vestem branco, trocam dinheiro e fazem caridade.
Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Buddhist_new_year
E aí, você imaginava que havia toda essa diversidade no mundo? Não é legal pensar que coisas que parecem tão certas para nós não são exatamente iguais para todo o resto do mundo? Cada país, cultura e religião comemora e celebra de maneiras diferentes. Mas uma coisa eles têm em comum: Cada uma dessas culturas e religiões celebra a renovação dos sentimentos de um ano novo que começa, cada um à sua maneira!
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Eclipse total da lua + Solstício de verão HOJE!!!! O próximo, só em 638 anos!
Para os mais animados, poucas horas depois, por volta das 3 da manhã, a lua começa a receber a sombra parcial (chamada penumbra) da terra. Durante essa fase, a lua ganha uma cor avermelhada e fica muito bonita, pois a luz que chega e ilumina a lua passa pela atmosfera empoeirada da Terra e deixa a luz vermelha.
33 minutos depois, a sombra total da terra começa a cobrir a luz do sol que bate na lua até que ela desapareça por completo. E finalmente, às 5:17 da manhã ela começa a aparecer avermelhada novamente. Para quem aguentar acordar no meio da noite, é um espetáculo que pode ser muito bonito para quem tiver paciência. Afinal, outro eclipse lunar que caia justamente no dia do solstício de verão, só daqui a 638 anos!!!!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
O polvo imitador
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Experimento - Desafio! Ovo: Cozido ou cru?
Uma vez cozido e resfriado, o desafio é descobrir qual ovo está cozido e qual está cru. Normalmente eles parecem idênticos por fora, assim, como decifrar esse enigma?
Simples! Gire o ovo! O ovo cozido continuará girando muito tempo depois que você deixar de girá-lo, enquanto que o ovo cru parará de girar rapidamente.
Agora vai o meu desafio: Você tem exatamente uma semana para descobrir por que isso acontece. Em uma semana eu dou o resultado. Se encontrar a resposta, use a área de comentários. Vamos lá, mãos à obra!
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Entendendo a nova descoberta da NASA
No detalhe, Fósforo (P, de Phosphorus em latim) e o Arsênio (As) |
Mas afinal, o que há de tão extraordinário numa descoberta dessas? Bom, essa descoberta é realmente incrível pois até hoje, se acreditava que o Fósforo era um elemento químico essencial à vida, ou seja, sem ele não seria possível haver vida. Com essa descoberta, agora sabemos que o fósforo não é tão essencial assim, e possivelmente, até outros elementos químicos como o carbono, nitrogênio, óxigênio ou hidrogênio também não sejam. Portanto, isso muda o modo como procuramos vida em outros planetas.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Voam, mas não são aves!
Em todos esses incríveis animais é possível ver uma mesma estratégia: Aumento da superfície para planar. Tente reparar em cada uma dessas imagens que parte do corpo esses animais utilizam para aumentar sua superfície.
No mar temos dois exemplos incríveis:
Serpentes
Rãs
O mais interessante é que esses últimos três, a serpente, a rã e o lagarto são todos do mesmo bioma: A floresta tropical de Bornéu. O espaço aéreo dessa floresta deve ser realmente congestionado!
domingo, 28 de novembro de 2010
A mais incríveis fotos submarinas!
Categoria Mergulhadores: Mergulhador explora paredão da Indonésia
Categoria "Câmeras compactas": Tamburutaca protege seus ovos nas Filipinas
Categoria "Recifes de coral": Peixe Escorpião nada no meio de um cardume de peixes de cristal.
Categoria "Comportamento Animal": Macho de cavalo marinho "dá a luz":
Categoria Nativos da Indonésia: Moréia de olhos azuis
Categoria "meio-ambiente e conservação": Tristeza subaquática: Uma tartaruga presa a uma rede de pesca
Fonte: National Geographic
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Como o cão bebe água?
Então vai aí um desafio: Imite a língua do cão ao beber água!
Em seguida, assista esse vídeo e veja se você acertou:
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Cabras e águias
O primeiro são cabras nos alpes italianos que vão lamber o sal que fica num paredão quase vertical de uma represa:
Da Itália para a Índia, mas igualmente vertical. Incrível como esse animal é adaptado a escaladas:
E por último as águias e sua estratégia de caça espetacular!
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
História de terror ou maravilha da medicina?
A solução foi tão criativa quanto estranha: Os médicos resolveram implantar a mão perdida perto do pé da garota, na sua perna direita. Isso foi feito para que a mão pudesse continuar viva, mesmo que atada a outra parte do corpo do menina, como mostra a foto ao lado.
Depois de três meses, como o braço recuperado, a menina pode ter sua mão reimplantada de volta no braço e agora ela é capaz de mexer o pulso. Ming Li ainda deve passar por algumas novas cirurgias para recuperar alguns movimentos na mão e retirar algumas cicatrizes no braço, mas os médicos acreditam que ela poderá ter uma vida normal.
Incrível, não? Agora diga, não legal ver esse sorriso no rosto dela depois dessa história toda?
domingo, 14 de novembro de 2010
10 vezes! Do incrivelmente pequeno ao incrivelmente grande!
Tem um vídeo muito legal que mostra o tamanho das coisas que nos cercam ou mesmo que estão em nós. Esse vídeo abaixo foi inspirado em um vídeo que tem mais de 30 anos de idade e me ajudou muito a entender essas coisas na época. Espero que ajudeo você também! Nesse vídeo, ele primeiro começa num tamanho de 1 metro e vai adicionando um zero, ou seja, 10m, 100m, 1km (1000m), 10km, 100km e assim por diante. Logo em seguida, ele faz o inverso: De 1m, ele vai para 0,1m (10cm), 0,01m (1cm), 0,001m (1mm) e continua até chegar em dimensões tão pequenas que nem imaginamos que existiam!
http://www.youtube.com/watch?v=Nspk_J9nzHk
E no fim, se quiser controlar um pouco esses aumentos e diminuições, vai uma dica do meu amigo Mário Oliveira: http://primaxstudio.com/stuff/scale_of_universe
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Vamos à Santos!
1- Aquário de Santos - Avenida Bartolomeu de Gusmão s/nº, Ponta da Praia
Apesar de não ser muito grande, é um aquário bem cuidadinho e com atrações interessantes. Os meus preferidos são os pinguins e o leão marinho, quando não está com preguiça e resolve dar algum show para os visitantes. Além disso há uma tartaruga enorme por lá que chama a atenção de cada um. O ingress custa 5 reais pela inteira. Crianças até 12 anos ou crianças acima de 60 não pagam. Hehe.
2- Museu da Pesca - Avenida Bartolomeu Gusmão 192, Ponta da Praia
O museu da pesca é bem perto do aquário de Santos e apesar de ter uma cara meio antiga, tem algumas coisas bem legais. As minhas preferidas: O esqueleto real de uma baleia franca e uma maquete bem montada de uma plataforma da Petrobrás. Além disso, há tubarões conservados e uma instalação que "meio" que simula vc entrar embaixo d'água. O ingresso custa 2 reais. E não, eu não esqueci um zero, é 2 reais mesmo.
3- Passeio de escuna - Avenida Bartolomeu Gusmão s/nº, Ponta da Praia
Andando mais um pouco na mesma avenida, você encontra um píer (local onde atracam barcos) de onde é possível fazer um passeio de escuna. O passeio tem algumas atrações interessantes...
a) Uma visão privilegiada dos incríveis prédios tortos e inclinados de Santos, uma verdadeira coleção de "torres de Pisa"
b) Uma passagem por dentro do Porto de Santos, com uma descrição bem detalhada do maior porto da América Latina feita pelo capitão
c) Um mergulho refrescante na baia (no dia que eu fui estava frio e chovendo um pouco)
d) Um capitão pra lá de engraçado, que anima muito a viagem
O passeio dura uma hora e meia e custa 10 reais por pessoa.
4- Passeio de bonde pela cidade - Praça Mauá, Centro
Você já andou de bonde? Se nunca andou, é bom saber que até a década de 60 ele era o principal meio de transporte público! Ele anda sobre trilhos e era possível subir nele correndo se você fosse ágil e um pouquinho louco também! Daí surgiu a expressão que usamos até hoje: "Pegar o bonde andando"... O passeio custa 5 reais.
5- Monte Serrat - Praça Correia de Mello, 33 - Centro - Santos/SP Tel: (13) 3221-5665
E já que estamos falando de bonde, outro passeio muito especial é a subida ao Monte Serrat, que é feita por um bonde diferente. Na verdade, dois bondes, ligados por um cabo e funcionam como uma elevador inclinado: Enquanto um desce, o outro sobe e assim se economiza energia, pois os dois se equilibram! O mais legal é que esse monte era para onde os moradores de Santos fugiam quando os piratas invadiam a cidade. SIM, PIRATAS!!!! CORRAM POR SUAS VIDAS! Além disso, no meio do século passado era um local badaladíssimo onde aconteciam festas de pessoas muito ricas. Quando for lá, não deixe de ver os espelhos que deformam logo na subida da escada do local! Nunca fui lá à noite, mas pode valer a pena, deve ser uma vista maravilhosa! De dia é possível ver que Santos é uma ilha, além de vários pontos de Santos e até do Guarujá! O preço desse passeio é um pouco mais salgado, fica em 18 reais por pessoa.
6- Restaurante Boa Vista - Rua Onze de Junho, 140 - Boa Vista - São Vicente - SP Tel/Fax: (13) 3468-3062
Por último, recomendo comer nesse restaurante tradicionalíssimo. Vou para esse restaurante desde que eu era muito pequeno, meus pais sempre me levavam lá para comer caranguejo no martelo! Se você gosta de frutos do mar, é algo imperdível! O preço lá já foi melhor, mas o tamanho dos pratos mais que compensa. Se você é um daqueles que, lamentavelmente, não come frutos do mar, há outros pratos mais tradicionais, como macarronadas e parmegianas, igualmente bem feitos, embora eu ache um absurdo ir num lugar desses e não comer frutos do mar!!!!
Agora, fale a verdade, você não imaginou que teria tanta coisa pra fazer em Santos, imaginou? O que você está esperando? Vá convencer o pessoal da sua casa a ir!!!! Ficar em casa não tá com nada!!! Vai ser demais!
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Polvos na National Geographic
Recentemente eles voltaram a aparecer por conta do famoso Polvo Paul, aquele que supostamente conseguiria adivinhar o vencedor de jogos da Copa do Mundo. Infelizmente polvos em geral vivem muito pouco e como o próprio Paul não é exceção, acabou morrendo também.
E não é que a National Geographic resolveu fazer um "memorial" do Paul e exibir dois documentários sobre esses animais? São dois documentários que já assisti e recomendo:
O primeiro é um documentário que exibe uma estranha habilidade que os polvos que vivem logo abaixo de um vulcão e conseguem prever quando esse vulcão está para lançar lava e pedras, se abrigando minutos antes que isso aconteça. Simplesmente incrível! O mais legal é que eles estudam algumas hipóteses de como isso acontece e dá pra ter uma boa idéia de como esse "sexto sentido" dos polvos funciona.
O segundo é um filme que mostra uma busca por uma rara espécie de polvo gigante que vive nas gélidas e perigosas águas do Canadá.
Assistam, recomendo particularmente o primeiro. Vale a pena conhecer um pouco sobre esse que é provavelmente o invertebrado mais inteligente do planeta!
O VULCÃO E OS POLVOS
Sábado 13 de Novembro 18:00
EM BUSCA DO POLVO GIGANTE
Sábado 13 de Novembro 19:00 E-Mail:
Reprises (confirme a programação, o site do canal costuma informar alguns horários bem errados de vez em quando)
Segunda-Feira 22 de Novembro 22:00
Terça-Feira 23 de Novembro 06:00
Terça-Feira 23 de Novembro 22:00
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
A história das coisas
Versão dublada
http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E
Versão legendada
http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k
Todo dia somos lembrados de como é importante reciclar, mas é sempre bom lembrar que quando estamos reciclando, na verdade só estamos impedindo uma pequena parte do lixo de ser produzido. A maior parte já foi produzida antes mesmo daquele produto chegar nas nossas casas. Assim, a redução de consumo é a única coisa que vai realmente ajudar a "salvar o planeta".
domingo, 7 de novembro de 2010
Os maiores aquários do mundo!
Aquário de Monterey, o mais famoso e mais visitado do mundo!
Construído sobre uma antiga companhia de enlatados de sardinha, hoje o Aquário da Baía de Monterey tem um propósito muito mais nobre! Dotado de uma máquina de fazer ondas, isso permitiu que o aquário "plantasse" a primeira floresta de algas gigantes, um ecossistema riquíssimo e único, onde vivem vários animais, incluindo as famosas lontras!
Monterey Bay Aquarium, California
AquaDom, o maior aquário cilíndrico do mundo!
Localizado dentro de um hotel de Berlin, é o maior aquário cilíndrico do mundo, construído sobre uma base de 9m de altura, tem mais 11m de altura! Pessoas casam dentro do elevador existente no centro (só para aqueles com dinheiro para pagar, é claro).
http://www.youtube.com/v/1oKZDfc8iCE
Okinawa Aquarium, o maior painel do mundo!
Com tubarões-baleia e arraias jamanta, é o segundo maior aquário do mundo e, na época de sua inauguração, tinha o maior painel do mundo, medindo 22.5m de largura por 8.2m de altura. Para suportar tanta pressão, o seu vidro acrílico foi especialmente feito para o aquário com uma espessura de 60cm (duas réguas de 30cm)! Experimente ver este vídeo em tela cheia! É espetacular!
okinawa aquarium
Georgia Aquarium, o maior aquário do mundo!
O Georgia Aquarium tem mais de 30 milhões de litros! É água suficiente para encher um quarteirão inteiro de água até a altura de 3 metros!
Georgia Aquarium - October 2008
O mais incrível é que uma boa parte desses aquários do mundo têm um evento onde você pode passar a noite lá dentro, levando sacos de dormir e ficar do lado de golfinhos, aquários enormes e outras criaturas. Já pensou que emoção seria passar uma noite com baleias passando do seu lado e observando você dormindo?
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Sacos plásticos bye bye!
Está para ser votada uma lei que restringe o uso de sacos plásticos em supermercados. Se tudo correr como esperado a lei deve ser aprovada em breve, assim como já foi em outras cidades.
Para ajudar você aí em casa, vai aí uma ideia muito legal pra substituir as sacolas para colocar o lixo:
http://vovoqueensinou.blogspot.com/2010/09/sacos-de-lixo-com-papel.html
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Jogo de migração!!!
Pois bem, o site da National Geographic está com um jogo bem legal de migração desses animais (precisa fazer o "sign up", mas é bem rápido. O objetivo do jogo é manter o seu bando sempre com saúde e se movendo o tempo todo.
Para isso você deve prestar atenção onde está a chuva (olhando a bússola no canto de cima, à direita) e seguir o rastro deixado por ela. Sempre que puder, pare para se alimentar e acumular energia. E, ÓBVIO, fuja dos predadores! Se aparecer alguns símbolos para você pegar, pegue e use-os! Cada um deles faz algo de bom, para você usar quando for mais conveniente. Alguns dão velocidade, outros dão força, ou camuflagem...
Você pode encontrar o jogo aqui: http://channel.nationalgeographic.com/channel/great-migrations-games-move
Se tiver dúvidas, pode perguntar aqui nos comentário, ok? E se quiser colocar sua pontuação também!
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Decifra-me ou te devoro!
http://www.youtube.com/watch?v=hAXm0dIuyug
E depois no final comente se você acertou!
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Experimento legal: Líquido não-newtoniano
A experiência de hoje é extremamente fácil de fazer e você vai se divertir muito tentando descobrir se o que você fez é um sólido ou um líquido.
Para isso, você vai precisar simplesmente de amido de milho, popularmente conhecido como maisena (uma caixa de 250g dá) e de uma vasilha. Além disso, chame um adulto para ajudá-lo e pergunte se você pode fazer esse experimento em um local que possa sujar um pouco, como uma cozinha, box do banheiro ou o quintal da sua casa.
Coloque metade do conteúdo da caixa na vasilha e vá completando com água, aos poucos. Você deve ir adicionando água e mexendo até que toda a maisena esteja embebida em água. Nesse ponto, você vai conseguir uma massa que escorre bem lentamente dos seus dedos, mas quando você tenta enfiar o dedo rapidamente na vasilha, ele se comporta como um sólido. Você pode ver um vídeo explicando como fazer aqui.
Essa mistura é bem divertida porque ela tem uma característica muito interessante, pois ela escorre e se move MUITO devagar. TÃO devagar que não deixa o seu dedo passar quando você enfia o dedo rapidamente, apenas quando você faz o mesmo movimento devagar. Legal né?
E pra vocês se divertirem, segue um programa que fez uma piscina com isso (parece que tem um programa na TV brasileira que faz isso também):
http://www.youtube.com/watch?v=fY9R4J-B6Yo
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Blog de Dino!
Hoje a dica é um blog de um amigo, que fala coisas bem legais sobre paleontologia, ou seja, o estudo do passado da terra, incluindo tudo o que veio junto, formas de vida, geologia (estudo das rochas) e outras coisas legais. Aposto que muitos de vocês já gostaram muito ou mesmo gostam de dinossauros até hoje... Pois então, tem algumas pessoas que nunca abandonam essa paixão e vão se tornar profissionais do ramo!
O autor do blog inclusive trabalha em um laboratório que recentemente descobriu um dinossauro brasileiro! Incrível, não é?
Pois então. A partir de hoje o nosso blog terá um atalho direto pra que a gente possa ir acompanhando o que há de mais legal no mundo da paleontologia! Vale a pena conferir, pessoal!
Para saber mais:
http://queroserpaleontologo.blogspot.com/
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
A Física nos esportes radicais: Escorregador Gigante
► O homem escorrega e é detido por uma corda na parte que não dá pra ver do escorregador;
► Computação gráfica é usada para mostrar o homem voando por todo o percurso até a piscina;
► Um outro homem pula de cima de uma plataforma na piscina, fazendo com que a imagem fique muito realística, ainda que um pouco absurda;
► A plataforma é apagada também por computação gráfica.
Incrível não?
"Making of" do escorregador gigante
http://www.youtube.com/watch?v=HN3aGBEBpzM
O que é legal é que esse vídeo acabou gerando um capítulo do Mythbusters, conhecido aqui como "Os caçadores de mitos". Depois de uma série de testes e de terem feito um escorregador de verdade, eles acabam concluindo que o mito é falso, por uma série de problemas, seja na distância que o cara voa, seja na piscina que ele pousa que é muito rasa e pequena. Mas é legal ver como eles testam cada coisa para poder ver o que pode ser verdade e o que não pode!
http://www.youtube.com/watch?v=pG68IU2ztWc
É isso aí! Espero que vocês tenham gostado do desafio! Até a próxima!
domingo, 24 de outubro de 2010
A Física nos esportes radicais: O estilingue humano!
Estilingue Humano
O que esses malucos fizeram foi modificar um pouco o "bungee jump" (aquele onde as pessoas saltam com um elástico atado aos seus pés e ficam subindo e descendo igual a um ioiô) e adicionar um paraquedas para ser aberto depois de arremessado.
Você pode ver outras modificações do "bungee jump" abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=IH4VefuyAYQ
http://www.youtube.com/watch?v=z_BqWHX1bSM
Assim, esse vídeo, apesar de muito louco, é VERDADEIRO.
E aí, falta só mais um vídeo! Será que ele é falso ou verdadeiro?
A Física nos esportes radicais: O montanhismo líquido!
Montanhismo Líquido
Esse vídeo na verdade foi um viral (aqueles vídeos que se espalham porque um amigo mostrou para um amigo que mostrou para um amigo, como se fossem vírus contagiosos) feito pela "Hi-Tec", uma fabricante de tênis e botas impermeáveis, e de fato se tornou uma febre na internet. No vídeo abaixo é possível ver um "making of". O que o vídeo mostra é que é basicamente uma plataforma de acrílico que fica logo abaixo da superfície, sobre a qual as pessoas correm. A água não tem viscosidade suficiente para segurar o enorme peso das pessoas. No entanto, usando alguns conhecimentos comuns que temos sobre física e observando outros vídeos de esportes radicais, os autores do vídeo fazem com que acreditemos no que foi filmado de uma forma muito bem feita, sem um pingo de computação gráfica!
Assim, o vídeo é mais FALSO do que aquelas baratas que vocês usam pra assustar as professoras!
http://www.youtube.com/watch?v=vblhBmHKW5s
Na verdade, existe um lagarto que tem a capacidade de fazer isso e, por causa dessa habilidade, acabou ganhando o nome de Lagarto Jesus Cristo. No entanto, note que a massa e agilidade do lagarto dessa vez são realmente compatíveis com a "corrida sobre a água".
http://www.youtube.com/watch?v=p9-59VnLTxI
E aí, você acertou? Percebeu que era falso desde o começo? Como? Diga-nos como você conseguiu perceber que era falso ou caso não tenha adivinhado, discuta o que te enganou!
Amanhã discutiremos a resposta do próximo vídeo, o estilingue humano! Não perca!
sábado, 23 de outubro de 2010
Microgravidade!!!!
Você sabe o que é Microgravidade? Microgravidade é quando temos uma força da gravidade muito pequena atuando sobre as coisas. O resultado disso é que você sente que não tem mais peso, bem como todas as outras coisas que o rodeiam. Astronautas que vão para a estação espacial são obrigados a viver assim por meses. Para que você tenha uma idéia, hoje selecionei três vídeos SUPER legais sobre microgravidade:
Anti-ácido
Um cientista que vive na estação espacial insere um "sonrisal", um anti-ácido dentro de uma bolha de água. A bolha de água fica esférica por causa de uma característica da água chamada tensão superficial que nada mais é do que a tendência que a água tem de ficar junto com o resto da água. Como não há gravidade, a água não cai e as bolhas produzidas pela reação química entre a água e o anti-ácido não sobem. Reparem como as bolhas demoram para sair para fora da água...
http://www.youtube.com/watch?v=bgC-ocnTTto
Vida no espaço
Um vídeo bem legal mostrando várias coisas do dia-a-dia deles. Repare que não existe NADA pesado! E a hora da refeição pode ser bem engraçada!
http://www.youtube.com/watch?v=ZNnvm12TgT8
Esse vídeo final é pras meninas, que acham chato ter que lavar o cabelo no banho...
http://www.youtube.com/watch?v=h0dw-IzKxWU
Agora, pense: que outras coisas você faz todo dia e teria que mudar radicalmente se fosse para o espaço? Só pra te ajudar, vou começar: Tomar banho, ir ao banheiro... como seria? Lembre-se que a água não cai... NADA cai! E para cada uma dessas coisas, há um esquema especial! Que mais você pode pensar que seria diferente sem gravidade? Escreva nos comentários!
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Fantoches no Espaço Catavento!
A peça será apresentada às 11:30 e às 14:30 no Espaço Catavento, um museu pra lá de legal e com tanta coisa que não dá pra ver num dia só!
Para maiores informações:
http://www.cienciacao.com.br/service1.aspx
http://www.cienciacao.com.br/page1.aspx
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Fibonacci e os indianos
O que temos hoje é uma outro grande presente trazido por ele, também da civilização indiana. Esse presente é uma sequência de números que os indianos trabalhavam há mais de 500 anos já, mas que o nosso amigo Fibonacci trouxe para o ocidente também. Essa sequência ficou então conhecida como sequência de Fibonacci. Essa sequência se obtém somando o número com o seu anterior, começando com 0 e 1.
Assim, temos
0+1=1. A sequência então é 0, 1, 1.
Somando-se os dois últimos, teremos
1+1=2. A sequência então fica 0, 1, 1, 2
Novamente, somando-se os dois últimos, teremos:
1+2=3. A sequência então fica 0, 1, 1, 2, 3
Novamente...
2+3=5. A sequência então fica 0, 1, 1, 2, 3, 5
E assim por diante:
3+5=8. A sequência então fica 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8
Seguindo-se a lógica: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21... Você consegue determinar o restante da sequência? Até quanto? (Comente conosco até quanto você conseguiu calcular!)
Pois então, essa sequência aparentemente sem importância e apenas uma mera curiosidade na época, acabou virando a grande atração matemática no mundo da biologia porque se começou a perceber que essa sequência e a proporção entre esses números apareciam VÁRIAS vezes na natureza. O que o filme a seguir mostra é exatamente isso.
Nature by Numbers from Cristóbal Vila on Vimeo.
Repare na música também, ela faz o filme ficar mais bonito ainda!
http://player.vimeo.com/video/9953368
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Jogos!
Se você gosta disso, separei um teste muito legal para o dia de hoje:
Neste primeiro teste, você vai ter que utilizar seus conhecimentos (e um pouco de intuição) para determinar o que é verdadeiro e o que é falso. O teste é baseado no programa da National Geographic, "Você Sabia"
http://www.natgeo.com.br/especiais/vocesabiaoshow/did_you_know.asp
Já esse próximo teste é bem difícil, assim não desanime se você não acertar muita coisa. A idéia mesmo é se divertir!
http://www.natgeo.com.br/br/trivias/vidaanimal/
E finalmente, você vai poder brincar de paleontólogo, montando seu próprio dinossauro! Abaixo você pode ver o dino que eu montei! Faça o seu!
domingo, 17 de outubro de 2010
A Física nos esportes radicais
Pra gente pensar um pouco sobre isso, selecionei três vídeos bem legais com esportes radicais como tema, sendo que em cada um as pessoas fazem coisas aparentemente impossíveis!
Montanhismo Líquido:
Estilingue Humano
Escorregador Gigante
E lanço aqui o desafio: Você tem exatamente UMA SEMANA para dizer em cada um dos vídeos se o que você vê é verdadeiro ou falso. Tente primeiro usar os seus conhecimentos para avaliar. E depois, se mesmo assim estiver em dúvida, você pode tentar pesquisar um pouco sobre isso. Vale discutir nos comentários do blog!
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
A química do dia-a-dia na Estação Ciência
"Os experimentos são simples e seguros e se relacionam a temas do cotidiano, fazendo com que todos tenham a possibilidade de aprender conceitos importantes no estudo da Química como o processo de dissolução do gás carbônico em água, reatividade de metais, reações ácido-base e funcionamento de pilhas e baterias. E o melhor é que pessoas de todas as idades podem participar!
Os alunos do Instituto de Química estarão na Estação Ciência todos os sábados até 6 de novembro, durante o horário de visitação da Estação, ou seja, das 9h às 18h."
Para se informar mais:
Estação Ciência
Rua Guaicurus, 1394, Lapa
São Paulo - SP - 05033-002
(11) 3673 7022
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Hello World!
É com satisfação que hoje dou início a um projetinho muito antigo de trazer um pouco mais de Ciências a todos fora das salas de aulas.
A ideias dessas mensagens é que sejam semanais ou no máximo, 2 ou 3 por semana, levando assuntos interessantes, museus e lugares legais para visitar, passeios interessantes, vídeos, fotos, páginas e tudo o que for relacionado a Ciências.
Conforme prometido, vai aí o primeiro vídeo! O projeto do trem bala chinês. Imaginem que o projeto tem em seu trajeto 30 estações programadas. Se cada parada na estação demorar 5 minutos, teremos 5 min x 30 estações = 150 minutos, ou seja, 2h 30min a MENOS que o trem levará se formos contar APENAS as paradas, sem contar aceleração e frenagem do trem. Além disso, se gasta uma energia enorme para se frear e acelerar algumas dezenas de toneladas do trem. Que bela economia, não?
Não é genial? Como será que eles fazem para acelerar o módulo que sai e deixar o outro módulo que fica? Atrito? Magnetismo?