domingo, 14 de novembro de 2010

10 vezes! Do incrivelmente pequeno ao incrivelmente grande!

Você já reparou como é difícil entender o tamanho de coisas grandes como a cidade ou o estado em que moramos, Brasil, da América do Sul, da Terra, do Sistema Solar, da Galáxia e do Universo? Ou o contrário, como é difícil entender o tamanho de uma célula, do DNA, do átomo ou de prótons?

Tem um vídeo muito legal que mostra o tamanho das coisas que nos cercam ou mesmo que estão em nós. Esse vídeo abaixo foi inspirado em um vídeo que tem mais de 30 anos de idade e me ajudou muito a entender essas coisas na época. Espero que ajudeo você também! Nesse vídeo, ele primeiro começa num tamanho de 1 metro e vai adicionando um zero, ou seja, 10m, 100m, 1km (1000m), 10km, 100km e assim por diante. Logo em seguida, ele faz o inverso: De 1m, ele vai para 0,1m (10cm), 0,01m (1cm), 0,001m (1mm) e continua até chegar em dimensões tão pequenas que nem imaginamos que existiam!

http://www.youtube.com/watch?v=Nspk_J9nzHk

E no fim, se quiser controlar um pouco esses aumentos e diminuições, vai uma dica do meu amigo Mário Oliveira: http://primaxstudio.com/stuff/scale_of_universe

Um comentário:

  1. Nossa, eu nem sabia que existiam esses tais quarks, sempre que eu perguntava, falavam que elétrons eram energia.
    Você podia passar esse vídeo na aula

    ResponderExcluir