quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Montando um terrário

Um terrário montado DENTRO de uma lâmpada!
Galera, que tal fazermos um terrário nessas férias? Montar um terrário é mais divertido do que parece. (aos pais: essa atividade é uma das atividades mais ricas para se fazer com os filhos, num terrários, as crianças podem experimentar ao vivo vários conceitos como fotossíntese, ciclo da água, ciclo do oxigênio, cadeia alimentar, crescimento e evapotranspiração das plantas, evaporação e condensação da água. Além do que é uma ótima atividade para se fazer junto com os filhos.)

Pra isso você vai precisar:

- Garrafa PET de 2L (aquelas de refrigerante) transparente cortada na metade da sua altura. Não pode ser verde e precisa ter a tampa. Peça a um adulto para cortar ao meio para você com a auxílio de uma tesoura ou uma faca. NÃO FAÇA VOCÊ MESMO, peça a um adulto!
- Terra
- Areia
- Cascalho
- Algumas plantas de um jardim, à sua escolha. Podem ser aquelas plantas que nascem em parques e que normalmente consideramos pragas.
- MEIO copo de água

Pronto, agora o que você deve fazer: Pegue a parte de baixo da sua garrafa PET e coloque primeiro o cascalho, altura de dois de adulto ou três dedos de criança. Em seguida, preencha com areia, altura de dois de adulto ou três dedos de criança também. E finalmente coloque a terra, altura de um palmo de criança ou quatro dedos de adulto.

Em seguida, plante as suas plantas. É importante que você coloque as raízes todas cobertas pela terra. Se forem pequenos galhos, enterre deixando as folhas para fora da terra. Você pode adicionar aí também algum animal que possa ter encontrado. Minhocas, tatus-bolinha, pequenos besouros e lagartas são especialmente interessantes.

Outros terrários
Regue com o meio copo de água que você separou e em seguida, encaixe a parte de cima, de modo que uma parte fique dentro da outra.

O mais legal desse experimento é que você não vai precisar regar, pois toda a água estará presa dentro da garrafa. Na verdade você não vai precisar nem mesmo abrir a garrafa! Deixe em um local bem iluminado, mas evite que bata sol direto.

Pronto! Agora é só observar o crescimento das suas plantas e a atividade dos animais que você tenha colocado. E o mais legal de tudo: Você terá um pedaço da natureza no seu quarto!

2 comentários:

  1. como faço um terrário com uma lâmpada dentro

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer com meus alunos hoje!!! Vamos estudar o ciclo da água. Seguiremos tuas dicas. Depois colocamos em nosso blogue e socializamos por aqui!
    Abraços,
    professora Jaqueline

    ResponderExcluir