domingo, 23 de janeiro de 2011

Tô nem aí pra você!

Você já reparou como quase sempre os animais venenosos são coloridos? Pense: Abelhas, vespas, cobras corais, rãs venenosas, peixes-leões, taturanas... Há muitos exemplos desses animais que avisam seus predadores de seu veneno. São inúmeros animais venenosos e usam sempre cores vivas, amarelo, vermelho, preto, azul. São exatamente o oposto de um animal que gostaria de se camuflar, é quase como se eles quisessem ser vistos!

No fundo, no fundo, é mais ou menos isso mesmo. Esse tipo de coloração tem o nome de coloração aposemática, e tem exatamente essa lógica, ou seja, é como se o animal estivesse gritando a todos os seus predadores: "-Presta atenção, eu não estou fazendo a mínima força pra me esconder, justamente porque eu sou perigoso. E aí, vai encarar?"

Coral Verdadeira e a Coral Falsa no detalhe
Essa estratégia dá tão certo, que inclusive alguns animais que não são venenosos, acabam imitando aqueles que são, esperando assim se dar bem como aqueles que ele imita. São exemplos disso as cobras-corais verdadeiras e corais falsas, as borboletas monarca e as vice-rei.

 O resultado disso é que um predador que aprende a evitar esses animais por seu veneno, acaba evitando o imitador também, mesmo que o imitador seja inofensivo!

Quer saber mais sobre isso? Dica: Agora faça uma procura sobre dois grupos de rãs: Dendrobates e Phyllobates. Além de serem maravilhosos, essas pequenas rãzinhas que tem aproximadamente 3 cm de tamanho estão entre os animais mais venenosos do mundo! Você acredita que uma certa espécie  dessas rãzinhas tem veneno para matar mais de 10 pessoas? Falaremos mais sobre elas da próxima vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário