domingo, 30 de janeiro de 2011

O que painéis humanos e camaleões têm em comum?

A palavra camaleão vem do grego khamaileon que quer dizer leão da terra e é o nome de um grupo de lagartos que possui algumas espécies capazes de mudar de cor de acordo com o seu ambiente, aumentando assim a sua capacidade de se camuflar no ambiente.

Os camaleões capazes de mudar de cor possuem em sua pele algumas células coloridas especiais que são capazes de aumentar ou diminuir, fazendo com que apareçam mais ou menos. Essas células são chamadas cromatóforos e funcionam de maneira parecida a aqueles enormes painéis humanos que são formados em estádios como nesse vídeo abaixo:



Abaixo você pode ver uma demonstração incrível dessa capacidade do camaleão de mudar de cor. Repare que ele utiliza sua visão para poder mudar de cor e ficar de acordo com o meio. Como os óculos filtram a cor das imagens à sua volta, ele acaba mudando para a cor da lente do óculos!

4 comentários:

  1. Nooooossa, deve ser mó dificil pra fazer aquele painel humano

    ResponderExcluir
  2. psor, eu queria fala q tem um cara que faz uns videos muito legais pro you tube ciência,ele faz experiencias, explica elas, e ensina umas coisas bem legais, acho q vc vai gosta.
    O usuário dele é:iberethenorio

    ResponderExcluir
  3. Entrei lá e vi, Renan, muito boa dica, valeu!

    ResponderExcluir