terça-feira, 22 de março de 2011

Uma pausa nas férias, porque hoje é dia mundial da água!

Hoje é dia mundial da água, e a sugestão é para que você meça quanto de água você gasta no seu banho. Tem curiosidade de saber quanto gasta de água no seu banho? Bom, primeiro de tudo, peça para a sua família para fazer isso. Uma vez dada a autorização, siga esses passos:

1- pegue um balde e coloque-o embaixo do chuveiro
2- abra o chuveiro como você normalmente abre no seu banho
3- meça quanto de água acumula em exatamente UM minuto*. Use uma garrafa PET de 2L ou alguma jarra de plástico que tenha indicação de volume**.
4- cronometre quanto tempo você fica tomando banho (Não vale ser mais rápido dessa vez, hein? Você vai estar apenas enganando a si mesmo!)

5- Finalmente, multiplique a quantidade de minutos que você ficou no banho pela quantidade de litros que se acumularam em um minuto.

6- O resultado é a quantidade de água que você usa normalmente em seu banho! Se quiser se divertir, veja quantas garrafas PET de água você precisa para tomar seu banho!



*Dica 1: Ao fazer isso, peça para um adulto desligar o aquecimento, afinal, para medir isso, faz pouquíssima diferença a água estar quente ou fria
**Dica 2: Em vez de jogar a água fora, use-a para regar plantas, por exemplo, você vai deixar seus familiares duplamente felizes: Pela economia e pelas plantas!

Aos pais: Essa é uma ótima maneira de fazer o seu filho(a) se conscientizar em relação àquele banho demoradão que ele(a) toma... :)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Ciências Online de Férias!!!!

O Ciências Online está de férias! Isso é porque esse humilde autor que vos fala está ocupadão com um outro projeto!

Assim que o projeto acabar prometo voltar a postar aqui!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Júlio Verne, o visionário!

De todos os grandes autores de ficção científica, poucos foram mais precisos e acertaram tanto quanto o escritor francês Júlio Verne ou Jules Verne, seu nome original. Nascido em 1828, ele veio a falecer em 1905 com 77 anos.

Em suas obras, ele foi capaz de prever uma série de inventos, descobertas e tecnologias que só apareceriam de verdade até mais de um século depois. Vamos ver algumas delas:
Módulos Lunares
Júlio Verne foi capaz de prever as viagens à Lua. Em sua obra "Da Terra à Lua", os seus módulos eram lançados por um canhão que seria capaz de dar uma velocidade suficiente para vencer a gravidade. Uma ideia que inclusive foi tentada pela NASA para lançar satélites em órbita da Terra.

Noticiários pela TV
Em 1889, ele previu os noticiários das TVs, 30 anos antes das TVs e 80 anos antes dos noticiários regulares televisivos.
O pouso na água do módulo lunar
A volta do módulo lunar pousando no mar foi algo também previsto por Júlio Verne, tal qual aconteceu com os módulos idealizados pela NASA.
Submarinos Elétricos
Em uma de suas obras mais famosas, "20000 léguas submarinas", o submarino Nautilus era movido à eletricidade, algo inimaginável na época, já que os veículos mais modernos da época eram movidos a vapor e o submarino não existia.
Taser
Em "20000 léguas submarinas" ele também descreve uma arma que lança projéteis carregados com eletricidade estática, que teriam um funcionamento muito parecido com os "tasers" atuais, capazes de paralizar um homem com suas descargas elétricas.
Velas Solares
Quase 150 anos depois de serem descritas por Júlio Verne em "Da Terra à Lua", as velas solares estão sendo projetadas pela NASA como uma forma de captar energia dos ventos solares. Essa tecnologia é vista hoje como uma das alternativas para as viagens interplanetárias.
Escrita no Céu com fumaça
Lembre-se que o avião só foi inventado por Santos Dumont em 1906! Pois foi em 1889 que ele imaginou que aviões seriam capazes de escrever propagandas nos céus de modo que "populações inteiras poderiam ver"!






Videoconferência
Tal como nessa foto usada para conectar famílias distantes da Coréia, ele imaginou o "fonotelefoto" no artigo "No ano de 2889". Ele errou a época e os detalhes de como o aparelho funcionava, mas certamente foi capaz de pensar algo que só surgiria mais de um século depois de sua época.







Agora, como será que ele conseguiu tanto sucesso nessas previsões? Mágica? Sorte? Longe disso! Júlio Verne era extremamente "antenado" no desenvolvimento da Ciência e estava sempre muito atualizado com tudo o que estava sendo pesquisado, com as tendências da Ciência e com as novas descobertas. Isso, unido à sua incrível imaginação e seu talento como escritor desenvolvidos no contato que teve com o teatro e a literatura, fez com que ele fosse um dos escritores mais populares de sua época e, ao mesmo tempo, uma das pessoas mais talentosas qua o mundo da ficção científica já conheceu! Mais de 100 anos após sua morte, suas obras continuam a fascinar muitas pessoas, sejam na forma dos seus livros originais, sejam na forma de filmes baseados nessas histórias.

domingo, 30 de janeiro de 2011

O que painéis humanos e camaleões têm em comum?

A palavra camaleão vem do grego khamaileon que quer dizer leão da terra e é o nome de um grupo de lagartos que possui algumas espécies capazes de mudar de cor de acordo com o seu ambiente, aumentando assim a sua capacidade de se camuflar no ambiente.

Os camaleões capazes de mudar de cor possuem em sua pele algumas células coloridas especiais que são capazes de aumentar ou diminuir, fazendo com que apareçam mais ou menos. Essas células são chamadas cromatóforos e funcionam de maneira parecida a aqueles enormes painéis humanos que são formados em estádios como nesse vídeo abaixo:



Abaixo você pode ver uma demonstração incrível dessa capacidade do camaleão de mudar de cor. Repare que ele utiliza sua visão para poder mudar de cor e ficar de acordo com o meio. Como os óculos filtram a cor das imagens à sua volta, ele acaba mudando para a cor da lente do óculos!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Tô nem aí pra você!

Você já reparou como quase sempre os animais venenosos são coloridos? Pense: Abelhas, vespas, cobras corais, rãs venenosas, peixes-leões, taturanas... Há muitos exemplos desses animais que avisam seus predadores de seu veneno. São inúmeros animais venenosos e usam sempre cores vivas, amarelo, vermelho, preto, azul. São exatamente o oposto de um animal que gostaria de se camuflar, é quase como se eles quisessem ser vistos!

No fundo, no fundo, é mais ou menos isso mesmo. Esse tipo de coloração tem o nome de coloração aposemática, e tem exatamente essa lógica, ou seja, é como se o animal estivesse gritando a todos os seus predadores: "-Presta atenção, eu não estou fazendo a mínima força pra me esconder, justamente porque eu sou perigoso. E aí, vai encarar?"

Coral Verdadeira e a Coral Falsa no detalhe
Essa estratégia dá tão certo, que inclusive alguns animais que não são venenosos, acabam imitando aqueles que são, esperando assim se dar bem como aqueles que ele imita. São exemplos disso as cobras-corais verdadeiras e corais falsas, as borboletas monarca e as vice-rei.

 O resultado disso é que um predador que aprende a evitar esses animais por seu veneno, acaba evitando o imitador também, mesmo que o imitador seja inofensivo!

Quer saber mais sobre isso? Dica: Agora faça uma procura sobre dois grupos de rãs: Dendrobates e Phyllobates. Além de serem maravilhosos, essas pequenas rãzinhas que tem aproximadamente 3 cm de tamanho estão entre os animais mais venenosos do mundo! Você acredita que uma certa espécie  dessas rãzinhas tem veneno para matar mais de 10 pessoas? Falaremos mais sobre elas da próxima vez!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tabela periódica turbinada!

Essa é para o pessoal mais velho. Uma tabela periódica com vários recursos e muito dinâmica. http://www.ptable.com/

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Montando um terrário

Um terrário montado DENTRO de uma lâmpada!
Galera, que tal fazermos um terrário nessas férias? Montar um terrário é mais divertido do que parece. (aos pais: essa atividade é uma das atividades mais ricas para se fazer com os filhos, num terrários, as crianças podem experimentar ao vivo vários conceitos como fotossíntese, ciclo da água, ciclo do oxigênio, cadeia alimentar, crescimento e evapotranspiração das plantas, evaporação e condensação da água. Além do que é uma ótima atividade para se fazer junto com os filhos.)

Pra isso você vai precisar:

- Garrafa PET de 2L (aquelas de refrigerante) transparente cortada na metade da sua altura. Não pode ser verde e precisa ter a tampa. Peça a um adulto para cortar ao meio para você com a auxílio de uma tesoura ou uma faca. NÃO FAÇA VOCÊ MESMO, peça a um adulto!
- Terra
- Areia
- Cascalho
- Algumas plantas de um jardim, à sua escolha. Podem ser aquelas plantas que nascem em parques e que normalmente consideramos pragas.
- MEIO copo de água

Pronto, agora o que você deve fazer: Pegue a parte de baixo da sua garrafa PET e coloque primeiro o cascalho, altura de dois de adulto ou três dedos de criança. Em seguida, preencha com areia, altura de dois de adulto ou três dedos de criança também. E finalmente coloque a terra, altura de um palmo de criança ou quatro dedos de adulto.

Em seguida, plante as suas plantas. É importante que você coloque as raízes todas cobertas pela terra. Se forem pequenos galhos, enterre deixando as folhas para fora da terra. Você pode adicionar aí também algum animal que possa ter encontrado. Minhocas, tatus-bolinha, pequenos besouros e lagartas são especialmente interessantes.

Outros terrários
Regue com o meio copo de água que você separou e em seguida, encaixe a parte de cima, de modo que uma parte fique dentro da outra.

O mais legal desse experimento é que você não vai precisar regar, pois toda a água estará presa dentro da garrafa. Na verdade você não vai precisar nem mesmo abrir a garrafa! Deixe em um local bem iluminado, mas evite que bata sol direto.

Pronto! Agora é só observar o crescimento das suas plantas e a atividade dos animais que você tenha colocado. E o mais legal de tudo: Você terá um pedaço da natureza no seu quarto!