sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vamos à Santos!

E aí, não vai viajar nesse final de semana prolongado? Vai ficar em casa o dia inteiro? DE JEITO NENHUM!!! Que tal programar um passeio de um dia por Santos? A cidade tem atrações para todos os gostos! Vou destacar alguns que gosto muito de fazer quando vou pra lá:

1- Aquário de Santos - Avenida Bartolomeu de Gusmão s/nº, Ponta da Praia


Apesar de não ser muito grande, é um aquário bem cuidadinho e com atrações interessantes. Os meus preferidos são os pinguins e o leão marinho, quando não está com preguiça e resolve dar algum show para os visitantes. Além disso há uma tartaruga enorme por lá que chama a atenção de cada um. O ingress custa 5 reais pela inteira. Crianças até 12 anos ou crianças acima de 60 não pagam. Hehe.


2- Museu da Pesca - Avenida Bartolomeu Gusmão 192, Ponta da Praia

O museu da pesca é bem perto do aquário de Santos e apesar de ter uma cara meio antiga, tem algumas coisas bem legais. As minhas preferidas: O esqueleto real de uma baleia franca e uma maquete bem montada de uma plataforma da Petrobrás. Além disso, há tubarões conservados e uma instalação que "meio" que simula vc entrar embaixo d'água. O ingresso custa 2 reais. E não, eu não esqueci um zero, é 2 reais mesmo.

3- Passeio de escuna - Avenida Bartolomeu Gusmão s/nº, Ponta da Praia

Andando mais um pouco na mesma avenida, você encontra um píer (local onde atracam barcos) de onde é possível fazer um passeio de escuna. O passeio tem algumas atrações interessantes...
a) Uma visão privilegiada dos incríveis prédios tortos e inclinados de Santos, uma verdadeira coleção de "torres de Pisa"
b) Uma passagem por dentro do Porto de Santos, com uma descrição bem detalhada do maior porto da América Latina feita pelo capitão
c) Um mergulho refrescante na baia (no dia que eu fui estava frio e chovendo um pouco)
d) Um capitão pra lá de engraçado, que anima muito a viagem
O passeio dura uma hora e meia e custa 10 reais por pessoa.

4- Passeio de bonde pela cidade - Praça Mauá, Centro

Você já andou de bonde? Se nunca andou, é bom saber que até a década de 60 ele era o principal meio de transporte público! Ele anda sobre trilhos e era possível subir nele correndo se você fosse ágil e um pouquinho louco também! Daí surgiu a expressão que usamos até hoje: "Pegar o bonde andando"... O passeio custa 5 reais.



5- Monte Serrat - Praça Correia de Mello, 33 - Centro - Santos/SP Tel: (13) 3221-5665

E já que estamos falando de bonde, outro passeio muito especial é a subida ao Monte Serrat, que é feita por um bonde diferente. Na verdade, dois bondes, ligados por um cabo e funcionam como uma elevador inclinado: Enquanto um desce, o outro sobe e assim se economiza energia, pois os dois se equilibram! O mais legal é que esse monte era para onde os moradores de Santos fugiam quando os piratas invadiam a cidade. SIM, PIRATAS!!!! CORRAM POR SUAS VIDAS! Além disso, no meio do século passado era um local badaladíssimo onde aconteciam festas de pessoas muito ricas. Quando for lá, não deixe de ver os espelhos que deformam logo na subida da escada do local! Nunca fui lá à noite, mas pode valer a pena, deve ser uma vista maravilhosa! De dia é possível ver que Santos é uma ilha, além de vários pontos de Santos e até do Guarujá! O preço desse passeio é um pouco mais salgado, fica em 18 reais por pessoa.

6- Restaurante Boa Vista - Rua Onze de Junho, 140 - Boa Vista - São Vicente - SP Tel/Fax: (13) 3468-3062

Por último, recomendo comer nesse restaurante tradicionalíssimo. Vou para esse restaurante desde que eu era muito pequeno, meus pais sempre me levavam lá para comer caranguejo no martelo! Se você gosta de frutos do mar, é algo imperdível! O preço lá já foi melhor, mas o tamanho dos pratos mais que compensa. Se você é um daqueles que, lamentavelmente, não come frutos do mar, há outros pratos mais tradicionais, como macarronadas e parmegianas, igualmente bem feitos, embora eu ache um absurdo ir num lugar desses e não comer frutos do mar!!!!

Agora, fale a verdade, você não imaginou que teria tanta coisa pra fazer em Santos, imaginou? O que você está esperando? Vá convencer o pessoal da sua casa a ir!!!! Ficar em casa não tá com nada!!! Vai ser demais!

2 comentários: