quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Polvos na National Geographic

Quando eu tinha 11 ou 12 anos, meu passatempo favorito na praia era pegar uma máscara e ir para as pedras dos costões da praia para olhar as formas marinhas que havia por lá. Foi nesse época que vi um pequeno polvo, embaixo de uma pedra. Com um pouco de medo, cutuquei-o com um graveto e o que vi foi algo que me marcou pro resto da vida: um jato de tinta daqueles que vemos na TV, mas que ao vivo é muito, mas muito mais impressionante e quase assutador. Refeito do susto, desse dia pra diante nunca mais parei de me interessar por esses animais.

Recentemente eles voltaram a aparecer por conta do famoso Polvo Paul, aquele que supostamente conseguiria adivinhar o vencedor de jogos da Copa do Mundo. Infelizmente polvos em geral vivem muito pouco e como o próprio Paul não é exceção, acabou morrendo também.

E não é que a National Geographic resolveu fazer um "memorial" do Paul e exibir dois documentários sobre esses animais? São dois documentários que já assisti e recomendo:
O primeiro é um documentário que exibe uma estranha habilidade que os polvos que vivem logo abaixo de um vulcão e conseguem prever quando esse vulcão está para lançar lava e pedras, se abrigando minutos antes que isso aconteça. Simplesmente incrível! O mais legal é que eles estudam algumas hipóteses de como isso acontece e dá pra ter uma boa idéia de como esse "sexto sentido" dos polvos funciona.
O segundo é um filme que mostra uma busca por uma rara espécie de polvo gigante que vive nas gélidas e perigosas águas do Canadá.

Assistam, recomendo particularmente o primeiro. Vale a pena conhecer um pouco sobre esse que é provavelmente o invertebrado mais inteligente do planeta!

O VULCÃO E OS POLVOS
Sábado 13 de Novembro 18:00
EM BUSCA DO POLVO GIGANTE
Sábado 13 de Novembro 19:00 E-Mail:

Reprises (confirme a programação, o site do canal costuma informar alguns horários bem errados de vez em quando)
Segunda-Feira 22 de Novembro 22:00
Terça-Feira 23 de Novembro 06:00
Terça-Feira 23 de Novembro 22:00

3 comentários:

  1. Nossa!Que sorte!Vi essa reportagem exatamente no dia 13/11/10 ás 18h5min!!

    ResponderExcluir
  2. Legal, Renan! Vc entendeu como que os polvos percebem que vai ter uma erupção?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir