sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Diversidade no Ano Novo: Culturas diferentes, datas diferentes!

A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar". É a época em que todo mundo comemora a entrada para um novo ano, certo? Errado. Todo o mundo cristão, podemos dizer, mas não é assim no mundo todo. Veja como é em outras culturas e religiões:

Cristão

Nome: Ano Novo (em português)
Data: 1º de Janeiro
O que fazem: Comem juntos, rezam, festejam e bebem.







Chinês

Nome: Xia Li
Data: Móvel. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 354 dias. Assim, ficam faltando 11 dias em relação ao ano solar, de 365 dias. Para se compensar essa diferença, a cada oito anos são adicionados 90 dias.
O que fazem: Trocam presentes, envelopes vermelhos com dinheiro, vestem cores brilhantes ou vermelho e comem juntos.



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-novo_chin%C3%AAs

Judeu

Nome: Rosh Hashaná
Data: depois do entardecer, dia 19 de setembro de 2009, 1º do mês de Tishrei
O que fazem: Comem frutas doces, representando a entrada para um ano doce. Comem cabeça de peixe, para começar o ano com a cabeça, a parte mais alta do corpo. Rezam e jogam pedras e pão na água para enviar os pecados embora.


Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hindu_calendar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosh_Hashan%C3%A1

Islâmico

Nome: 1º do mês de Muharram
Data: Móvel. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 354 dias. Assim, ficam faltando 11 dias em relação ao ano solar, de 365 dias. Não há compensações para o calendário solar.
O que fazem: Concursos de declamação do Corão, o livro sagrado dos Muçulmanos



Fonte:
http://www.kzuka.com.br/especial/rs/kzukars/19,0,1073552,
http://extra.globo.com/geral/religiaoefe/samiisbelle/posts/2010/12/14/o-ano-novo-islamico-349471.asp

Hindu

Nome: Diwali
Data: Móvel e em diversas datas, de acordo com o local, mas em alguma culturas é celebrado por volta de 5 de Novembro. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 356 dias. Assim, ficam faltando 9 dias em relação ao ano solar, de 365 dias. A cada 3 anos aproximadamente se adiciona um mês extra para se compensar essa diferença.
O que fazem: Extremamente diverso. Há mais de 50 variações da religião.
Fonte:
http://www.onne.com.br/oad/materia/cultura/sp/93-festival_das_luzes_de_lakshmi
http://en.wikipedia.org/wiki/Hindu_calendar

Budista


Nome: Vesakha
Data: Móvel, entre abril e maio. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 354 dias.Um mês extra é adicionado regularmente para compensar a diferença para o calendário solar.
O que fazem: Cantam, rezam, libertam animais (conhecido como ato simbólico de liberação), fazem dietas vegetarianas, vestem branco, trocam dinheiro e fazem caridade.

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Buddhist_new_year


E aí, você imaginava que havia toda essa diversidade no mundo? Não é legal pensar que coisas que parecem tão certas para nós não são exatamente iguais para todo o resto do mundo? Cada país, cultura e religião comemora e celebra de maneiras diferentes. Mas uma coisa eles têm em comum: Cada uma dessas culturas e religiões celebra a renovação dos sentimentos de um ano novo que começa, cada um à sua maneira!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Eclipse total da lua + Solstício de verão HOJE!!!! O próximo, só em 638 anos!

Exatamente a partir das 20:38 de hoje entramos no verão. A entrada no verão é marcada pelo dia com o período de luz mais longo no hemisfério sul e, portanto, um dos mais quentes.


Para os mais animados, poucas horas depois, por volta das 3 da manhã, a lua começa a receber a sombra parcial (chamada penumbra) da terra. Durante essa fase, a lua ganha uma cor avermelhada e fica muito bonita, pois a luz que chega e ilumina a lua passa pela atmosfera empoeirada da Terra e deixa a luz vermelha.

33 minutos depois, a sombra total da terra começa a cobrir a luz do sol que bate na lua até que ela desapareça por completo. E finalmente, às 5:17 da manhã ela começa a aparecer avermelhada novamente. Para quem aguentar acordar no meio da noite, é um espetáculo que pode ser muito bonito para quem tiver paciência. Afinal, outro eclipse lunar que caia justamente no dia do solstício de verão, só daqui a 638 anos!!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O polvo imitador

Vejam que adaptação incrível tem esse polvo. Ele tem a capacidade de imitar outras espécies de animais, para enganar seus predadores. Até agora já foram identificadas 15 espécies que esse polvo consegue imitar, entre arraias, águas-vivas, linguados, anêmonas e até uma serpente marinha! O vídeo a seguir mostra algumas das formas que esse polvo consegue imitar, incluindo algumas que não dá pra saber o que é. Será que você consegue descobrir?

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Experimento - Desafio! Ovo: Cozido ou cru?

Essa experiência você pode fazer com as pessoas da sua casa. Antes disso, você vai precisar de um ovo cru e outro cozido. Se for necessário, peça para algum adulto cozinhar o ovo para você, mas por favor NÃO tente cozinhar o ovo sozinho.

Uma vez cozido e resfriado, o desafio é descobrir qual ovo está cozido e qual está cru. Normalmente eles parecem idênticos por fora, assim, como decifrar esse enigma?

Simples! Gire o ovo! O ovo cozido continuará girando muito tempo depois que você deixar de girá-lo, enquanto que o ovo cru parará de girar rapidamente.

Agora vai o meu desafio: Você tem exatamente uma semana para descobrir por que isso acontece. Em uma semana eu dou o resultado. Se encontrar a resposta, use a área de comentários. Vamos lá, mãos à obra!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Entendendo a nova descoberta da NASA

Essa semana que passou a NASA fez uma grande coletiva de imprensa anunciando uma descoberta que afetaria fortemente o modo como se procura vida no universo, fora da Terra. Houve um grande estardalhaço e no final das contas, a coisa mais incrível que eles anunciaram foi a descoberta de uma bactéria que utiliza um elemento químico chamado Arsênio no lugar do Fósforo.


No detalhe, Fósforo (P, de Phosphorus em latim) e o Arsênio (As)

Mas afinal, o que há de tão extraordinário numa descoberta dessas? Bom, essa descoberta é realmente incrível pois até hoje, se acreditava que o Fósforo era um elemento químico essencial à vida, ou seja, sem ele não seria possível haver vida. Com essa descoberta, agora sabemos que o fósforo não é tão essencial assim, e possivelmente, até outros elementos químicos como o carbono, nitrogênio, óxigênio ou hidrogênio também não sejam. Portanto, isso muda o modo como procuramos vida em outros planetas.