sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Diversidade no Ano Novo: Culturas diferentes, datas diferentes!

A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar". É a época em que todo mundo comemora a entrada para um novo ano, certo? Errado. Todo o mundo cristão, podemos dizer, mas não é assim no mundo todo. Veja como é em outras culturas e religiões:

Cristão

Nome: Ano Novo (em português)
Data: 1º de Janeiro
O que fazem: Comem juntos, rezam, festejam e bebem.







Chinês

Nome: Xia Li
Data: Móvel. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 354 dias. Assim, ficam faltando 11 dias em relação ao ano solar, de 365 dias. Para se compensar essa diferença, a cada oito anos são adicionados 90 dias.
O que fazem: Trocam presentes, envelopes vermelhos com dinheiro, vestem cores brilhantes ou vermelho e comem juntos.



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-novo_chin%C3%AAs

Judeu

Nome: Rosh Hashaná
Data: depois do entardecer, dia 19 de setembro de 2009, 1º do mês de Tishrei
O que fazem: Comem frutas doces, representando a entrada para um ano doce. Comem cabeça de peixe, para começar o ano com a cabeça, a parte mais alta do corpo. Rezam e jogam pedras e pão na água para enviar os pecados embora.


Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hindu_calendar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosh_Hashan%C3%A1

Islâmico

Nome: 1º do mês de Muharram
Data: Móvel. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 354 dias. Assim, ficam faltando 11 dias em relação ao ano solar, de 365 dias. Não há compensações para o calendário solar.
O que fazem: Concursos de declamação do Corão, o livro sagrado dos Muçulmanos



Fonte:
http://www.kzuka.com.br/especial/rs/kzukars/19,0,1073552,
http://extra.globo.com/geral/religiaoefe/samiisbelle/posts/2010/12/14/o-ano-novo-islamico-349471.asp

Hindu

Nome: Diwali
Data: Móvel e em diversas datas, de acordo com o local, mas em alguma culturas é celebrado por volta de 5 de Novembro. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 356 dias. Assim, ficam faltando 9 dias em relação ao ano solar, de 365 dias. A cada 3 anos aproximadamente se adiciona um mês extra para se compensar essa diferença.
O que fazem: Extremamente diverso. Há mais de 50 variações da religião.
Fonte:
http://www.onne.com.br/oad/materia/cultura/sp/93-festival_das_luzes_de_lakshmi
http://en.wikipedia.org/wiki/Hindu_calendar

Budista


Nome: Vesakha
Data: Móvel, entre abril e maio. Cada ano possui 12 ciclos lunares completos, num total de 354 dias.Um mês extra é adicionado regularmente para compensar a diferença para o calendário solar.
O que fazem: Cantam, rezam, libertam animais (conhecido como ato simbólico de liberação), fazem dietas vegetarianas, vestem branco, trocam dinheiro e fazem caridade.

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Buddhist_new_year


E aí, você imaginava que havia toda essa diversidade no mundo? Não é legal pensar que coisas que parecem tão certas para nós não são exatamente iguais para todo o resto do mundo? Cada país, cultura e religião comemora e celebra de maneiras diferentes. Mas uma coisa eles têm em comum: Cada uma dessas culturas e religiões celebra a renovação dos sentimentos de um ano novo que começa, cada um à sua maneira!

2 comentários:

  1. Centenas, talvez milhares, Renan! A diversidade de religiões é tão grande quanto a diversidade de culturas!

    ResponderExcluir