domingo, 30 de janeiro de 2011

O que painéis humanos e camaleões têm em comum?

A palavra camaleão vem do grego khamaileon que quer dizer leão da terra e é o nome de um grupo de lagartos que possui algumas espécies capazes de mudar de cor de acordo com o seu ambiente, aumentando assim a sua capacidade de se camuflar no ambiente.

Os camaleões capazes de mudar de cor possuem em sua pele algumas células coloridas especiais que são capazes de aumentar ou diminuir, fazendo com que apareçam mais ou menos. Essas células são chamadas cromatóforos e funcionam de maneira parecida a aqueles enormes painéis humanos que são formados em estádios como nesse vídeo abaixo:



Abaixo você pode ver uma demonstração incrível dessa capacidade do camaleão de mudar de cor. Repare que ele utiliza sua visão para poder mudar de cor e ficar de acordo com o meio. Como os óculos filtram a cor das imagens à sua volta, ele acaba mudando para a cor da lente do óculos!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Tô nem aí pra você!

Você já reparou como quase sempre os animais venenosos são coloridos? Pense: Abelhas, vespas, cobras corais, rãs venenosas, peixes-leões, taturanas... Há muitos exemplos desses animais que avisam seus predadores de seu veneno. São inúmeros animais venenosos e usam sempre cores vivas, amarelo, vermelho, preto, azul. São exatamente o oposto de um animal que gostaria de se camuflar, é quase como se eles quisessem ser vistos!

No fundo, no fundo, é mais ou menos isso mesmo. Esse tipo de coloração tem o nome de coloração aposemática, e tem exatamente essa lógica, ou seja, é como se o animal estivesse gritando a todos os seus predadores: "-Presta atenção, eu não estou fazendo a mínima força pra me esconder, justamente porque eu sou perigoso. E aí, vai encarar?"

Coral Verdadeira e a Coral Falsa no detalhe
Essa estratégia dá tão certo, que inclusive alguns animais que não são venenosos, acabam imitando aqueles que são, esperando assim se dar bem como aqueles que ele imita. São exemplos disso as cobras-corais verdadeiras e corais falsas, as borboletas monarca e as vice-rei.

 O resultado disso é que um predador que aprende a evitar esses animais por seu veneno, acaba evitando o imitador também, mesmo que o imitador seja inofensivo!

Quer saber mais sobre isso? Dica: Agora faça uma procura sobre dois grupos de rãs: Dendrobates e Phyllobates. Além de serem maravilhosos, essas pequenas rãzinhas que tem aproximadamente 3 cm de tamanho estão entre os animais mais venenosos do mundo! Você acredita que uma certa espécie  dessas rãzinhas tem veneno para matar mais de 10 pessoas? Falaremos mais sobre elas da próxima vez!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tabela periódica turbinada!

Essa é para o pessoal mais velho. Uma tabela periódica com vários recursos e muito dinâmica. http://www.ptable.com/

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Montando um terrário

Um terrário montado DENTRO de uma lâmpada!
Galera, que tal fazermos um terrário nessas férias? Montar um terrário é mais divertido do que parece. (aos pais: essa atividade é uma das atividades mais ricas para se fazer com os filhos, num terrários, as crianças podem experimentar ao vivo vários conceitos como fotossíntese, ciclo da água, ciclo do oxigênio, cadeia alimentar, crescimento e evapotranspiração das plantas, evaporação e condensação da água. Além do que é uma ótima atividade para se fazer junto com os filhos.)

Pra isso você vai precisar:

- Garrafa PET de 2L (aquelas de refrigerante) transparente cortada na metade da sua altura. Não pode ser verde e precisa ter a tampa. Peça a um adulto para cortar ao meio para você com a auxílio de uma tesoura ou uma faca. NÃO FAÇA VOCÊ MESMO, peça a um adulto!
- Terra
- Areia
- Cascalho
- Algumas plantas de um jardim, à sua escolha. Podem ser aquelas plantas que nascem em parques e que normalmente consideramos pragas.
- MEIO copo de água

Pronto, agora o que você deve fazer: Pegue a parte de baixo da sua garrafa PET e coloque primeiro o cascalho, altura de dois de adulto ou três dedos de criança. Em seguida, preencha com areia, altura de dois de adulto ou três dedos de criança também. E finalmente coloque a terra, altura de um palmo de criança ou quatro dedos de adulto.

Em seguida, plante as suas plantas. É importante que você coloque as raízes todas cobertas pela terra. Se forem pequenos galhos, enterre deixando as folhas para fora da terra. Você pode adicionar aí também algum animal que possa ter encontrado. Minhocas, tatus-bolinha, pequenos besouros e lagartas são especialmente interessantes.

Outros terrários
Regue com o meio copo de água que você separou e em seguida, encaixe a parte de cima, de modo que uma parte fique dentro da outra.

O mais legal desse experimento é que você não vai precisar regar, pois toda a água estará presa dentro da garrafa. Na verdade você não vai precisar nem mesmo abrir a garrafa! Deixe em um local bem iluminado, mas evite que bata sol direto.

Pronto! Agora é só observar o crescimento das suas plantas e a atividade dos animais que você tenha colocado. E o mais legal de tudo: Você terá um pedaço da natureza no seu quarto!