sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Experimento legal: Líquido não-newtoniano

Você sabe o que é um sólido? E o que é um líquido?

A experiência de hoje é extremamente fácil de fazer e você vai se divertir muito tentando descobrir se o que você fez é um sólido ou um líquido.

Para isso, você vai precisar simplesmente de amido de milho, popularmente conhecido como maisena (uma caixa de 250g dá) e de uma vasilha. Além disso, chame um adulto para ajudá-lo e pergunte se você pode fazer esse experimento em um local que possa sujar um pouco, como uma cozinha, box do banheiro ou o quintal da sua casa.

Coloque metade do conteúdo da caixa na vasilha e vá completando com água, aos poucos. Você deve ir adicionando água e mexendo até que toda a maisena esteja embebida em água. Nesse ponto, você vai conseguir uma massa que escorre bem lentamente dos seus dedos, mas quando você tenta enfiar o dedo rapidamente na vasilha, ele se comporta como um sólido. Você pode ver um vídeo explicando como fazer aqui.

Essa mistura é bem divertida porque ela tem uma característica muito interessante, pois ela escorre e se move MUITO devagar. TÃO devagar que não deixa o seu dedo passar quando você enfia o dedo rapidamente, apenas quando você faz o mesmo movimento devagar. Legal né?

E pra vocês se divertirem, segue um programa que fez uma piscina com isso (parece que tem um programa na TV brasileira que faz isso também):



http://www.youtube.com/watch?v=fY9R4J-B6Yo

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Blog de Dino!

Oi pessoal!

Hoje a dica é um blog de um amigo, que fala coisas bem legais sobre paleontologia, ou seja, o estudo do passado da terra, incluindo tudo o que veio junto, formas de vida, geologia (estudo das rochas) e outras coisas legais. Aposto que muitos de vocês já gostaram muito ou mesmo gostam de dinossauros até hoje... Pois então, tem algumas pessoas que nunca abandonam essa paixão e vão se tornar profissionais do ramo!

O autor do blog inclusive trabalha em um laboratório que recentemente descobriu um dinossauro brasileiro! Incrível, não é?

Pois então. A partir de hoje o nosso blog terá um atalho direto pra que a gente possa ir acompanhando o que há de mais legal no mundo da paleontologia! Vale a pena conferir, pessoal!

Para saber mais:
http://queroserpaleontologo.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Física nos esportes radicais: Escorregador Gigante

E aí? Conseguiu descobrir? Hoje terminamos a série de desafios para descobrir qual vídeo era verdadeiro e qual era falso. Pois é gente, esse vídeo, como muitos adivinharam, é FALSO! Talvez eles tenham exagerado demais na precisão de cair BEM na piscina e no vôo do homem que escorrega, não é? O vídeo é uma campanha da Microsoft para o seu Office 2007. Abaixo tem um vídeo com umas fotos interessantes. Aos 30 segundos desse vídeo, dá pra ver o que foi feito:

► O homem escorrega e é detido por uma corda na parte que não dá pra ver do escorregador;
► Computação gráfica é usada para mostrar o homem voando por todo o percurso até a piscina;
► Um outro homem pula de cima de uma plataforma na piscina, fazendo com que a imagem fique muito realística, ainda que um pouco absurda;
► A plataforma é apagada também por computação gráfica.

Incrível não?

"Making of" do escorregador gigante

http://www.youtube.com/watch?v=HN3aGBEBpzM

O que é legal é que esse vídeo acabou gerando um capítulo do Mythbusters, conhecido aqui como "Os caçadores de mitos". Depois de uma série de testes e de terem feito um escorregador de verdade, eles acabam concluindo que o mito é falso, por uma série de problemas, seja na distância que o cara voa, seja na piscina que ele pousa que é muito rasa e pequena. Mas é legal ver como eles testam cada coisa para poder ver o que pode ser verdade e o que não pode!

http://www.youtube.com/watch?v=pG68IU2ztWc

É isso aí! Espero que vocês tenham gostado do desafio! Até a próxima!

domingo, 24 de outubro de 2010

A Física nos esportes radicais: O estilingue humano!

Descobriram sobre a veracidade do segundo vídeo?

Estilingue Humano

O que esses malucos fizeram foi modificar um pouco o "bungee jump" (aquele onde as pessoas saltam com um elástico atado aos seus pés e ficam subindo e descendo igual a um ioiô) e adicionar um paraquedas para ser aberto depois de arremessado.

Você pode ver outras modificações do "bungee jump" abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=IH4VefuyAYQ

http://www.youtube.com/watch?v=z_BqWHX1bSM

Assim, esse vídeo, apesar de muito louco, é VERDADEIRO.

E aí, falta só mais um vídeo! Será que ele é falso ou verdadeiro?

A Física nos esportes radicais: O montanhismo líquido!

E aí, pessoal, conseguiram descobrir quais vídeos do desafio da semana passada eram verdadeiros e quais eram falsos? Vamos ao primeiro!

Montanhismo Líquido
Esse vídeo na verdade foi um viral (aqueles vídeos que se espalham porque um amigo mostrou para um amigo que mostrou para um amigo, como se fossem vírus contagiosos) feito pela "Hi-Tec", uma fabricante de tênis e botas impermeáveis, e de fato se tornou uma febre na internet. No vídeo abaixo é possível ver um "making of". O que o vídeo mostra é que é basicamente uma plataforma de acrílico que fica logo abaixo da superfície, sobre a qual as pessoas correm. A água não tem viscosidade suficiente para segurar o enorme peso das pessoas. No entanto, usando alguns conhecimentos comuns que temos sobre física e observando outros vídeos de esportes radicais, os autores do vídeo fazem com que acreditemos no que foi filmado de uma forma muito bem feita, sem um pingo de computação gráfica!

Assim, o vídeo é mais FALSO do que aquelas baratas que vocês usam pra assustar as professoras!

http://www.youtube.com/watch?v=vblhBmHKW5s

Na verdade, existe um lagarto que tem a capacidade de fazer isso e, por causa dessa habilidade, acabou ganhando o nome de Lagarto Jesus Cristo. No entanto, note que a massa e agilidade do lagarto dessa vez são realmente compatíveis com a "corrida sobre a água".

http://www.youtube.com/watch?v=p9-59VnLTxI

E aí, você acertou? Percebeu que era falso desde o começo? Como? Diga-nos como você conseguiu perceber que era falso ou caso não tenha adivinhado, discuta o que te enganou!

Amanhã discutiremos a resposta do próximo vídeo, o estilingue humano! Não perca!

sábado, 23 de outubro de 2010

Microgravidade!!!!

Oi pessoal!

Você sabe o que é Microgravidade? Microgravidade é quando temos uma força da gravidade muito pequena atuando sobre as coisas. O resultado disso é que você sente que não tem mais peso, bem como todas as outras coisas que o rodeiam. Astronautas que vão para a estação espacial são obrigados a viver assim por meses. Para que você tenha uma idéia, hoje selecionei três vídeos SUPER legais sobre microgravidade:

Anti-ácido

Um cientista que vive na estação espacial insere um "sonrisal", um anti-ácido dentro de uma bolha de água. A bolha de água fica esférica por causa de uma característica da água chamada tensão superficial que nada mais é do que a tendência que a água tem de ficar junto com o resto da água. Como não há gravidade, a água não cai e as bolhas produzidas pela reação química entre a água e o anti-ácido não sobem. Reparem como as bolhas demoram para sair para fora da água...


http://www.youtube.com/watch?v=bgC-ocnTTto


Vida no espaço

Um vídeo bem legal mostrando várias coisas do dia-a-dia deles. Repare que não existe NADA pesado! E a hora da refeição pode ser bem engraçada!


http://www.youtube.com/watch?v=ZNnvm12TgT8


Esse vídeo final é pras meninas, que acham chato ter que lavar o cabelo no banho...


http://www.youtube.com/watch?v=h0dw-IzKxWU


Agora, pense: que outras coisas você faz todo dia e teria que mudar radicalmente se fosse para o espaço? Só pra te ajudar, vou começar: Tomar banho, ir ao banheiro... como seria? Lembre-se que a água não cai... NADA cai! E para cada uma dessas coisas, há um esquema especial! Que mais você pode pensar que seria diferente sem gravidade? Escreva nos comentários!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fantoches no Espaço Catavento!

Você é vidrado em animais? O grupo CienciAção apresenta nesse final de semana o espetáculo "A Reunião Secreta dos Bichos", um teatro de fantoches que fala sobre a maravilhosa variedade dos animais da natureza para crianças de 6 a 12 anos e quem mais quiser vir!



A peça será apresentada às 11:30 e às 14:30 no Espaço Catavento, um museu pra lá de legal e com tanta coisa que não dá pra ver num dia só!

Para maiores informações:
http://www.cienciacao.com.br/service1.aspx
http://www.cienciacao.com.br/page1.aspx

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fibonacci e os indianos

Fibonacci foi um matemático italiano que viveu de 1170 a 1250. Conhecido como o Marco Polo da matemática, ele ficou muito conhecido por ter trazido os números hindu-arábicos para o ocidente. Mas isso é história para outro dia.

O que temos hoje é uma outro grande presente trazido por ele, também da civilização indiana. Esse presente é uma sequência de números que os indianos trabalhavam há mais de 500 anos já, mas que o nosso amigo Fibonacci trouxe para o ocidente também. Essa sequência ficou então conhecida como sequência de Fibonacci. Essa sequência se obtém somando o número com o seu anterior, começando com 0 e 1.

Assim, temos
0+1=1. A sequência então é 0, 1, 1.
Somando-se os dois últimos, teremos
1+1=2. A sequência então fica 0, 1, 1, 2
Novamente, somando-se os dois últimos, teremos:
1+2=3. A sequência então fica 0, 1, 1, 2, 3
Novamente...
2+3=5. A sequência então fica 0, 1, 1, 2, 3, 5
E assim por diante:
3+5=8. A sequência então fica 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8

Seguindo-se a lógica: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21... Você consegue determinar o restante da sequência? Até quanto? (Comente conosco até quanto você conseguiu calcular!)

Pois então, essa sequência aparentemente sem importância e apenas uma mera curiosidade na época, acabou virando a grande atração matemática no mundo da biologia porque se começou a perceber que essa sequência e a proporção entre esses números apareciam VÁRIAS vezes na natureza. O que o filme a seguir mostra é exatamente isso.

Nature by Numbers from Cristóbal Vila on Vimeo.


Repare na música também, ela faz o filme ficar mais bonito ainda!

http://player.vimeo.com/video/9953368

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jogos!

Você sabe o que são trivias? Trivias são aquelas perguntas de múltipla escolha feitos para testar o seu conhecimento.

Se você gosta disso, separei um teste muito legal para o dia de hoje:
Neste primeiro teste, você vai ter que utilizar seus conhecimentos (e um pouco de intuição) para determinar o que é verdadeiro e o que é falso. O teste é baseado no programa da National Geographic, "Você Sabia"
http://www.natgeo.com.br/especiais/vocesabiaoshow/did_you_know.asp

Já esse próximo teste é bem difícil, assim não desanime se você não acertar muita coisa. A idéia mesmo é se divertir!
http://www.natgeo.com.br/br/trivias/vidaanimal/


E finalmente, você vai poder brincar de paleontólogo, montando seu próprio dinossauro! Abaixo você pode ver o dino que eu montei! Faça o seu!

domingo, 17 de outubro de 2010

A Física nos esportes radicais

Esportes radicais são sempre emocionantes, mesmo quando são praticados apenas da poltrona em frente à TV, não é? É muito comum ouvirmos a expressão "desafiando as leis da Física!" ou algo semelhante quando se trata disso. Mas será que essas leis estão sendo realmente desafiadas?

Pra gente pensar um pouco sobre isso, selecionei três vídeos bem legais com esportes radicais como tema, sendo que em cada um as pessoas fazem coisas aparentemente impossíveis!

Montanhismo Líquido:


Estilingue Humano


Escorregador Gigante


E lanço aqui o desafio: Você tem exatamente UMA SEMANA para dizer em cada um dos vídeos se o que você vê é verdadeiro ou falso. Tente primeiro usar os seus conhecimentos para avaliar. E depois, se mesmo assim estiver em dúvida, você pode tentar pesquisar um pouco sobre isso. Vale discutir nos comentários do blog!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A química do dia-a-dia na Estação Ciência

Pessoal, a Estação Ciência está com uma atividade muito interessante de experimentos de química, onde você mesmo pode fazer os experimentos. É uma ótima oportunidade para fazer experimentos muito divertidos e compreender um pouco mais de química!

"Os experimentos são simples e seguros e se relacionam a temas do cotidiano, fazendo com que todos tenham a possibilidade de aprender conceitos importantes no estudo da Química como o processo de dissolução do gás carbônico em água, reatividade de metais, reações ácido-base e funcionamento de pilhas e baterias. E o melhor é que pessoas de todas as idades podem participar!

Os alunos do Instituto de Química estarão na Estação Ciência todos os sábados até 6 de novembro, durante o horário de visitação da Estação, ou seja, das 9h às 18h."



Para se informar mais:
Estação Ciência

Rua Guaicurus, 1394, Lapa
São Paulo - SP - 05033-002
(11) 3673 7022

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Hello World!

Olá pessoal!

É com satisfação que hoje dou início a um projetinho muito antigo de trazer um pouco mais de Ciências a todos fora das salas de aulas.
A ideias dessas mensagens é que sejam semanais ou no máximo, 2 ou 3 por semana, levando assuntos interessantes, museus e lugares legais para visitar, passeios interessantes, vídeos, fotos, páginas e tudo o que for relacionado a Ciências.

Conforme prometido, vai aí o primeiro vídeo! O projeto do trem bala chinês. Imaginem que o projeto tem em seu trajeto 30 estações programadas. Se cada parada na estação demorar 5 minutos, teremos 5 min x 30 estações = 150 minutos, ou seja, 2h 30min a MENOS que o trem levará se formos contar APENAS as paradas, sem contar aceleração e frenagem do trem. Além disso, se gasta uma energia enorme para se frear e acelerar algumas dezenas de toneladas do trem. Que bela economia, não?



Não é genial? Como será que eles fazem para acelerar o módulo que sai e deixar o outro módulo que fica? Atrito? Magnetismo?